top of page

PROCESSO SELETIVO

 

PROCEDIMENTOS no 1°R.E. - CSI - Fase de Engajamento

 

Para o Grupo que foi aprovado nos exames médicos e psicotécnicos preliminares nos PILE´s, serão encaminhados ao 1º R.E. como já visto, via férrea ou ainda dependendo do Pile pode ser por via terrestre (ônibus e ou micro-ônibus da legião mesmo).

 

Ao chegar ao 1ºRE, irão para o CSI (Centro de Seleção e Incorporação), como já dito, ficarão lá em regime fechado, não se espante com o numero de candidatos já ali presentes, pois muitos deles sairão e muitos outros chegarão enquanto estiverem por ali. Vocês irão de imediato a uma sala onde recolherão todos os seus pertences, por isso só leve o estritamente necessário, mesmo tendo a certeza de que se forem reprovados ou aprovados receberão tudo de volta no seu devido tempo.

 

Ali novamente receberão um agasalho de esporte, e desta vez ate mesmo sabonete e toalha de banho, pasta de dente juntamente com escova, meia, cueca, shorts e camiseta e ate mesmo um tênis velho para os que não tiverem um.

 

Aconselho levar seu próprio Tênis, de uso diário, já meio usado que não vá lhe prejudicar nos exames físicos a custa de bolhas ou estar apertado, mas não leve um super Nike, pois só o utilizará nesse momento, caso ao fim dos testes for aprovado e ingressar na Legião irá para um regimento escola e lá você terá todo uniforme dado pela legião inclusive o Tênis que lá se chama “Basquete”, e esse deverá ser usado como parte padronizada e o seu será guardado, isso é se não sumir, para após a escola quando for para o regimento, ai sim poder novamente usa-lo.

 

Durante sua estadia dentro do CSI, em espera dos testes estará sujeito a trabalhar em diversas funções ordenadas pelos coordenadores, tarefas tais como faxina, arrumação e outras tantas mais a qual no momento se apresentarem.

 

Será ali no 1ºRE – CSI que todo e qualquer candidato que deseje entrar para a Legião passará e fará os testes ao longo de 1 a 4 semanas.

 

Por isso o 1º Regimento Estrangeiro -  Cartier Vienot é considerado a “MAISON MAJOR” (casa maior), pois todo Legionário começa sua carreira ali, e no final da mesma, seja por motivo de baixa ou aposentadoria, ou outro motivo qualquer que o faça encerrar sua carreira na Legião será ali no 1ºR.E. que ele passará para todos os fins de documentação e papelada.

 

Para os futuros legionários é ali no 1ºRE – CSI que ele tentará mostrar seu valor, será ali que serão realizados os testes e exames físicos, Médicos e Psicotécnico e ainda será submetido a entrevistas para analise de comportamento e caráter pessoal.

Não existe uma ordem pré-determinada para se aplicarem os testes a cada candidato e nem um tempo padrão em que ficarão no CSI, pois isso dependerá do contingente presente, pois os testes são realizados diariamente e o pessoal não pode utilizar as dependências dos locais em tempo integral. Devido a isso, sua estadia pode ser mais longa, ou não do que de outras pessoas, mas isso também esta relacionado com a procura que o departamento de investigação da Legião interligada com a INTERPOL (policia internacional) estarão realizando sobre você.   Saiba que essa busca de seu histórico, só começa após ter sido aprovado nos testes, pois se não passar em qualquer um que seja, será mandado embora praticamente no mesmo dia, no final da tarde.

 

O Exame Médico

Dos exames médicos o de vista é o mais rigoroso, é o que mais reprova.

Os vossos olhos devem corresponder aos critérios mínimos seguintes:

sem correção: seja [7/10 e 2/10], ou [6/10 e 3/10], ou [5/10 e 4/10]

correção dioptrias: para míopes: -10/para os hipermetropes: + 8

 

Atenção se você tem algum defeito físico, por menor que seja isso pode ser um impedimento que pode te colocar fora da disputa. Assim como (Pé chato, faltando dedo das mãos ou dos pés, orelhas cortadas ou incompletas, etc). Mas isso é como já disse a um Candidato que me perguntou a respeito da falta da ponta do dedo da mão direita. Isso não lhe atrapalha em executar nada, apesar de esteticamente ser visível. Eu digo que um dia se terá um que eles vão deixar, ou por ele ter uma especialização civil que a legião possa aproveitar.  Para toda regra sempre há uma exceção, quem sabe se você que tenha um pequeno problema não seja essa exceção, mas saiba que isso lhe coloca bem dentro de uma lista de risco. Se você não tem uma condição econômica privilegiada que lhe permita quem sabe dispensar uma grana para ir e tentar sem que isso lhe vá faltar no futuro, acho que deve tentar sim, mas se sua situação econômica for ao contrario da citada, acho melhor pensar e refletir bem como isso pode acabar.

 

Os dentes: é necessário ter mínimos 60% de dentição naturais.

 

Ainda é feito no exame Médico, Exame tais como de urina e audição.

 

O teste Psicotécnico é o que mais tem reprovado, o teste é feito em um computador, nele terá 60 questões sendo 34 de raciocinio lógico matematico e 24 de mémoria e organização de cubos.

O teste é feito em meia hora!

 

O teste Físico hoje é feito por um sistema chamado Luc Leger que os brasileiros que passaram por lá apelidaram de yo-yo que nada mais é do que correr 20 metros num vai e vem, de acordo com o som de um sinal por diversas vezes. Deve-se atingir a 7 para estar entre os aprovados nesse teste. Verá mais abaixo uma explicação mais detalhada do que é o Luc Leger e porque foi incorporado esse teste na França e agora usado pela Legião em seu sistema seletivo.

Ainda no teste físico você terá que realizar o mínimo de 40 abdominais clássicos com os joelhos dobrados, 4 a 5 barras em pegada invertida, e subida livre de uma corda de 5 metros de altura.

 

Vocês podem ver pelo site que deixo o link atalho abaixo.

http://pt.legion-recrute.com/mdl/info_seul.php?id=9&idA=62&block=21&idA_SM=0&titre=testes-esportivos

 

Nesse link abaixo poderão acessar a um VÍDEO sobre o teste físico LUC LEGER (yo-yo)

https://www.youtube.com/watch?v=E_Wa49T_8Bk

 

O vídeo é curto e infelizmente para muitos o som é em francês.


DURANTE OS TESTES No Caso de seu nome vir infelizmente na lista do rejeitados, não se preocupe, pois você recebera uma passagem (normalmente de trem) saindo de Marseille ate a cidade de origem onde se apresentou no PILE, e ainda receberá um pouco de dinheiro, na verdade uma merreca em EUROS relativo aos dias que esteve na Legião, incluindo os dias do Pile e tudo, como forma de pagamento pelos trabalhos realizados. Essa Merreca juntada ao Desconsolo de uma rejeição vai parecer menos ainda, quase que a lixo. Espero para todos que estiverem lendo isto, não precisar saberem de quanto é essa merreca, apesar de ter plena consciência que muitos saberão e receberão a tal. Saiba que essa pode ser útil na sua volta para a cidade que tem passagem de volta para seu país. Passagem que sempre digo para comprar ida e volta, por dois motivos. Levanta menos suspeita ao sair do Brasil para a França ou outro país qualquer da Europa como turistas e o segundo motivo, agora já é obvio, em caso de ser RECUSADO nos testes seletivos da Legião, poder voltar. Tenha em mente que ao comentar-lhes que receberão uma passagem de trem, isso só é valido para os candidatos que se apresentaram em algum pile que foi necessário pegar um trem para se chegar ao 1ºRE em Aubagne, como é o caso de PARIS (Fort Norjent), aqueles que vieram de qualquer pile que for, de ônibus, irão voltar para a cidade desse pile que se apresentou de ônibus pois receberão dinheiro para pagar essa passagem de volta. Agora pense no candidato que mesmo que descendo em Paris decidiu gastar seu dinheiro e pagar trem, ônibus e etc, para ir diretamente a Aubagne e foi rejeitado. Esse não receberá a passagem para Paris e terá que arcar com as despesas de volta a Paris, pois ele se apresentou diretamente no portão de Aubagne e só receberá pelos dias passado ali e ao sair ira a pé somente até o portão, o resto é por sua conta novamente. Por tudo isso digo que querer ganhar uma semana as vezes pode ser mais prejudicial e disperdicioso que podem vir a imaginar.

LEGIÃO / INTERPOL - Investigação
Você não saberá que estão te investigando, mas se já tiver feito todos os testes e entrevista e ainda estiver lá sem fazer mais nada a não ser os trabalhos diários designados pelos coordenadores, já terá assim trocado o agasalho esporte por uma farda de combate já velha e surrada pelo uso de tantos candidatos, isso pode ser um forte indicio de que foi aprovado nos testes e estão esperando os retornos da Interpol para analisar e verificar os dados que farão um cruzamento de informações com o que você disse nas entrevistas preliminares e ate em relação aos dados dos exames médicos.
O candidato não deve se preocupar em relação à entrevista pois terá um interprete a sua disposição. Esse interprete na verdade é algum legionário que fala sua língua, não importando se é ou não de sua nacionalidade, poderá ser um Português, Angolano e/ou ate mesmo um outro Brasileiro.
Na Entrevista vão lhe perguntar muito pouco o quanto deseja entrar para a Legião, pois sempre ouvem a mesma ladainha de sempre e todos que estão lá querem entrar. Mas tenha sempre em mente que não deve mentir, e nem tão pouco criar provas que incriminem você perante algo que eles não precisão ficar sabendo. Quanto a ser ou ter sido militar, isso não influência em muita coisa, a única coisa que pode ajudar isso é, poder dizer que já foi militar e gosta dessa vida, e só deixou as forças armadas daqui, pois procurava algo que lhe completasse mais, pois aqui é bom, mas não se compara a Legião, adora novos desafios e procura sempre estar melhorando naquilo que faz.
Quanto aos testes são iguais para todos candidatos, tendo sido ou não militar, com ou sem experiência. Se Você ainda é ou já foi militar, deve ter tido e mantido a pratica de atividades físicas, isso sim vai ajudar no teste físico, que por sinal não é tão duro como dizem os que entraram e nem o teste psicotécnico é tão complicado como dizem os que nele foram reprovados. O recrutamento esta mais para encheção de saco do que ralação e vibração. Velho ditado diz. "Em Boca Fechada Não Entra Soco de Caporal". Aprenda isso, não ponderes, não discuta e simplesmente execute. É a velha historia do – Sim senhor, não senhor. Esqueça a parte do Obrigado senhor, na Legião não há obrigado. O percurso quase que comum para todos os candidatos a Legião Estrangeira se passa da seguinte forma abaixo, hoje em dia. Prestem atenção pois há uma novidade que era desconhecida por mim. É que ao chegar a um posto de informação da Legião Estrangeira hoje em dia, o candidato não fará apenas um teste médico preliminar, mas fará também um pequeno teste psicotécnico preliminar, que tem um nível mais leve do que o que será proposto em Aubagne. Mas já deve estar preparado e ir se preparando, pois, as coisas podem levar tempo para começar mas podem ser rápidas, muito mais rápidas que pode imaginar, para estar tudo acabado.

Etapas de Seleção
Fase Seleção preliminar - Duração 1 dia
Posto de Informação da Legião Estrangeira 1/2 dias
Acolhimento Informação
Estabelecimento do dossiê de alistamento Seleção preliminar 2 1/3 dias
Num Posto de Recrutamento da Legião Estrangeira
Entrevista em relação à sua segurança e motivação Consulta médica Fim do estabelecimento do dossiê de alistamento
Assinatura do contrato de alistamento provisório
Seleção 1/10 dias

No Centro de Seleção e Incorporação de Aubagne

Psychotechnische Tests:
Testes de lógica e raciocínio (não precisando de conhecimentos escolares)
Consulta médica aprofundada Testes físicos Conversa em relação com a segurança e a motivação
Testes de personalidade (completando os testes psicotécnicos)
Comissão de alistamento
Assinatura e entrega do contrato de alistamento de 5 anos mínimo. 7 dias
Incorporação
Caso engaje em Paris no Fort de Nogent, assim que chegar ira fazer um teste psicotécnico, este teste é parecido com o de aubagne só que mais simples e como o de aubagne ele e feito no computador por um programa de perguntas e respostas de múltipla escolha, tipo tem a pergunta e 4 resposta, terá que ficar uma semana + ou - no Fort de Nogent, depois você e os outros voluntários vão de trem até aubagne, chegando lá todas as suas coisas são marcadas em um livro de cautela e serão colocadas em sacos, depois disso você ira para um "quintal" que fica atrás da companhia de incorporação e seleção, ficará la de bobeira a maior parte do dia, quando eles precisarem de mão de obra para trabalhar (entende-se faxina) eles irão tocar uma campainha, e você sai correndo para entrar em forma na frente do prédio, caso tenha que trabalhar irão chamar o seu nome, nesta condições estará na "graduação" de bleu ( azul),

O 1º Teste que você faz é o psicotécnico, parecido com o do Fort de Nogent, só que com mais questões, teste de memória, contar cubos, estas coisas, as questões são em português de Portugal

2º Teste: médico dentista, perguntarão se tem doença, já quebrou algum membro, operou, exame de urina e vista.

3º Teste: corrida (luc leger), que consiste em correr entre dois pontos, a distância entre eles e de 20 m, em cada poste a uma luz que quando acende faz "BIP", tem que correr do poste 1 ao poste 2 quando a luz do poste 1 acende e chegar até o poste 2 antes que a luz do poste 2 acenda, uma vez lá terá que esperar a luz do poste 2 acender para ir até o poste 1 antes que ela acenda cada vez fica mais rápido, não sei quantas vezes terá que fazer isso para ser aprovado, mais na minha opinião no minimo 7palier. Hoje sabemos que os testes mudaram e alem do teste Luc Leger (yo-yo) se tem ainda que realizar no mínimo 4 trações de braço em barra paralela com pegada externa, 40 abdominais do tipo clássica com joelhos dobrados, algumas flexões de braço ao solo, subida de corda de 5 metros, veremos mais detalhadamente no decorrer deste. Se você chegou até aqui , normalmente será promovido a Vert(verde), e irá provavelmente no instituto dos inválidos da legião, para fazer faxina e conhecer um pouco sobre o Asilo da Legião.

4º Teste: entrevista, muito importante é a parte mais difícil na minha opinião, as perguntas mais frequentes são: onde conheceu a legião, conhece algum legionário, o que você fazia antes de vir para cá, por que a legião, na minha opinião e mais fácil entrar quem não conhece ninguém na legião, e se falar que conhece outro legionário na minha opinião não ajuda em nada, ao contrario só atrapalha, feito isso é só esperar mais algum dias a seleção de Rouge (vermelho) e esperar o dia de ir para castelnaudary, 4 RE.

Caso se alistem em um dos postos de recrutamento da Legião (fora o de Aubgne) primeiro você irá fazer uns testes psicotécnicos (bem leve nada de difícil), responder um grande questionário médico, são perguntas sobre sua saúde e de seus pais também, depois você irá passar pelo teste médico desta vez com o MON CORONEL, e ele quem diz se você esta apto ou não para servir a Legião. Estando apto você irá de ônibus até a Gare do Lyon(caso você se aliste no Fort De Nogent) e pegará um TGV até Marseille, (esse relator hoje diz que pegam o TGV, Trem de Grande Velocidade, conhecido como trem bala e que leva 5 horas de paris a marselha, coisa que antes era de trem comum de 2ºclasse que rolava a noite e levava 12 a 13 horas de pasis a marselha, bela mudança), até a estação Saint Charles, lá já estara a sua espera uma Van da Legião que os transportaram até Aubagne (é uma viagem curta, dura uns 15 a 20 minutos) ate o 1 RE. Essa Van é a NAVETTE comentado anteriormente.
O orgão que faz os exames psicológicos e investigação sobre a vida pregressa do candidato é o DSPLE: Departament de Secutiré du Personnel de la Légion Étrangére, mais conhecida entre os legionários como Gestapo (mas não vai querer chama los assim), este órgão é ligado a Interpol, então é melhor você não mentir na hora do exame e nem se assuste se eles já souberem de alguma coisa da sua vida.
No teste psicotécnico eles irão examinar o seu QI, que deve ser de no minimo 8/20 (padrão francês), estes testes são confidenciais.
Você fará um exame psicológico onde terá que falar sobre toda a sua vida, irão perguntar sobre tudo o que você fez. Perguntas como: porque a Legião, você é homossexual, usou drogas, cometeu algum crime entre outras que são comuns nesses testes.
Terá que passar por uma entrevista com o chefe do centro de seleção, lá ele vai querer saber o porque de você esta querendo entrar para a Legião Estrangeira.
As entrevistas ou são feitas por pessoal que fala a sua língua ou você terá acompanhamento de um interprete, que como já disse na maioria das vezes são legionários que falam a sua língua e tem um certo bom nível do francês.
Quanto a pergunta na entrevista com o chefe do centro de seleção, caso ele lhe pergunte porque você esta querendo entrar para a Legião.

Dica.
– Nunca fale mal de seu país, tipo: sem trampo, tudo muito caro, sem grana.
– Nunca fale mal das forças armadas de seu país, tipo: A força aérea só tem avião velho, o exercito só tem faxina e nunca faz nada, a marinha até comprou um porta aviões velho da frança para nada.
Esse tipo de comentário não ajuda em nada e como numa entrevista para emprego normal, ele dirá, se esse fala assim de seu país o que falará amanhã da Legião.
Prefira sempre exaltar a grandeza e a tradição conhecida mundialmente da Legião
Que tudo que você faz, faz tentando ser o melhor e assim dando o seu melhor empenho mesmo que por vezes não consiga ser bem-sucedido
Não deixe de expor que esta a procura de novos desafios, para realizar-se pessoalmente e que a Legião é o maior passo possível esperado por você para essa realidade se tornar não mais um sonho, mas realidade de valores íntegros em sua vida.

  • icone face 1
  • Twitter-icon
  • YouTube Social  Icon
  • instagram
bottom of page